GEGRAF-Grêmio Esportivo Grafite - Natação e saúde
Postado por Administrador | Data postagem 15/10/2011 15:58 | destaque 925 visualizações Imprimir Enviar email

Natação e saúde

"[...]Vantagens
- A natação é uma atividade que não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto, não há risco algum de se haver lesões, como em outras atividades físicas.
- A pessoa que pratica natação regularmente trabalha o sistema cardíaco e respiratório. Isso faz com que seu condicionamento físico melhore.
- Quem nada os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) consegue trabalhar todos os grupos musculares do corpo, eliminando gordurinhas extras e fortalecendo a musculatura.
 
Riscos
- Não há riscos para quem pratica natação sem extrapolar os limites físicos. A freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da freqüência máxima permitida.
- Caso as aulas não sejam equilibradas, o aluno pode forçar demais uma só parte do corpo. Isso acontece quando, por exemplo, a aula inteira é feita com palmar ou nadadeiras, ou ainda, quando a pessoa nada apenas um estilo.
Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = freqüência cardíaca máxima (100%). Na dúvida, consulte um médico.
Gasto calórico médio
- De 400 a 530 kcal/hora
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.
 
Quem deve fazer
- Qualquer pessoa que goste de esportes aquáticos. Tem muita gente que morre de medo de água!
- O estilo borboleta não é indicado para mulheres grávidas, porque força a coluna. Quem é hipertenso deve sempre medir a freqüência cardíaca durante a atividade para não deixar que ela fique muito alta.
- Quem tem problema na coluna deve se concentrar mais nos estilos crawl e costas.
 
Dicas do especialista
Nunca nadar sem ter se alimentado antes. O ideal é que se coma uma barra de ceral antes de cair na água. Além disso, quem for fazer natação deve dar muita importância ao alongamento, antes e depois da atividade. Se for possível, deve-se fazer uma aula de alongamento. [...]"
 
Eliana Baptiston (Integrante da equipe técnica do Departamento de Natação e Hidroginástica da academia Runner)
 
Redação Terra

Disponível em: http://www.terra.com.br/saude/boaforma/esporte_natacao.htm

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